Benedito Braga é Presidente do Conselho Mundial da Água. É Professor Titular de Engenharia Civil e Ambiental na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) (afastado para exercer a função de Secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos). É Ph.D em recursos hídricos na Stanford University, Estados Unidos da América. Foi Presidente da International Water Resources Association – IWRA entre 1998 e 2000 e Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos para o biênio 1990-1991.

Fez parte da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Águas – ANA em Brasília desde sua criação em 2001 até 2009. Naquele período, foi membro do Comitê do Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO, e Presidente do Conselho Intergovernamental do PHI desde 2014 – 2015. Também exerceu as funções de Assessor Especial na Secretaria de Saneamento e Energia de São Paulo e membro do Conselho de Administração da Empresa Metropolitana de Energia – EMAE entre 2010 e 2012.
Participou do Think Tank sobre a Água e o Futuro da Humanidade da Fundação Gulbenkian, sediada em Lisboa, Portugal. Foi Presidente do Comitê Internacional do 6º Fórum Mundial da Água, realizado em 2012 em Marselha, França.

Em 2002, recebeu o Crystal Drop Award da International Water Resources Association em reconhecimento à sua contribuição à gestão de recursos hídricos em nível mundial. Em 2009 recebeu a Honorary Membership da American Water Resources Association e o Prêmio Flavio Terra Barth da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Em 2011 recebeu o Honorary Diplomate da American Society of Civil Engineers pela ampla e destacada atuação na área de recursos hídricos. Benedito Braga é autor de mais de 200 artigos técnico-científicos e 25 livros e capítulos de livros no tema da gestão de recursos hídricos publicados em vários idiomas.