O engenheiro civil paulistano Ricardo Daruiz Borsari tem larga experiência em gestão dos recursos hídricos. Ele é mestre em Engenharia Hidráulica e Sanitária pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e foi professor da Escola de Engenharia Mackenzie, da Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado, Faculdade de Engenharia Elétrica da PUC São Paulo e da Escola Politécnica da USP.

De janeiro de 2015 a maio de 2018 assumiu pela segunda vez a Superintendência do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo, órgão com que tem ligação profissional desde 1978. A primeira gestão como Superintendente do DAEE foi de julho de 2001 a fevereiro de 2007. Ocupou vários cargos no Centro Tecnológico de Hidráulica, inclusive a presidência da Fundação CTH no período agosto/1994 a agosto/1995 e agosto/1998 a agosto/2000.

 

Entre outubro/2011 e janeiro/2015 ocupou a presidência da EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia). Também presidiu a Pirapora Energia S.A. em 2014. Acompanhou de perto muitas obras importantes na região metropolitana de São Paulo, como o aprofundamento e alargamento do rio Tietê, as barragens no Alto Tietê, o Piscinão do Guamiranga (o maior da capital), a Barragem da Penha, o Parque Ecológico do Tietê e ainda a criação do Programa Água Limpa de apoio ao saneamento de municípios do interior do estado.

Além disso, participou da implantação de inovações em termos de tecnologia e regulamentação, como a Sala de Situação do DAEE e a rede telemétrica (controle de cheias), nova outorga do Cantareira, novo sistema de outorga eletrônica de uso da água e outras iniciativas.

Um breve currículo

Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – 1977; Mestre em Engenharia Hidráulica e Sanitária pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP -1987

Atividades Didáticas:

Professor da Escola de Engenharia Mackenzie até 1982;

Professor da Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP até 1984;

Professor da Faculdade de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP até 2001;

Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP – até 2003.

Atividades Profissionais:

Engenheiro do Centro Tecnológico de Hidráulica – CTH/DAEE

Diretor Presidente da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica – FCTH

Diretor do Centro Tecnológico de Hidráulica - CTH/DAEE

Superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE de 07/2001 a 02/2007

Diretor do Centro Tecnológico de Hidráulica – CTH/DAEE

Coordenador de Projetos do Programa Água Limpa

Coordenador da Unidade de Gerenciamento de Obras de Manutenção – UGOM/DAEE

Diretor de Engenharia e Obras do DAEE – DEO/DAEE

Diretor Presidente da Empresa Metropolitana de Águas e Energia - EMAE

Diretor Presidente da Pirapora Energia S.A.

Superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica)