sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Transmissão da Rede do Saber apresenta o Sisan

Representantes da Secretaria do Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (SSRH) e da Fundação SEADE realizarão uma transmissão ao vivo no dia 12/11, das 14h às 16h, para apresentar o Sistema de Informação de Saneamento do Estado de São Paulo - SISAN. O objetivo é mostrar essa nova ferramenta de trabalho com informações dos serviços de saneamento básico (água/esgoto e resíduos sólidos) que permitirá maior agilidade, transparência e confiabilidade para o gestor tomar decisões e promover o controle social das politicas públicas do setor.

Os interessados poderão acompanhar a transmissão ao vivo, que será realizada pela Rede do Saber/EFAP no link: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/aovivo1. Os expectadores também poderão participar enviando e-mails com dúvidas ou sugestões para o endereço de e-mail: faleconosco@rededosaber.sp.gov.br. O endereço de e-mail para dúvidas e sugestões após a transmissão é: sisan@sp.gov.br.

O principal público alvo do programa de apresentação são os operadores dos serviços de saneamento e gestores municipais, mas pesquisadores, professores e estudantes dessa área e afins também podem conhecer o SISAN e saber como acessar e utilizar as informações disponibilizadas. O Sistema agrupa indicadores relativos aos sistemas de água e esgoto, retirados do SNIS - Sistema Nacional de Informações de Saneamento e atualizados, indicadores socioeconômicos (SEADE) e dados de resíduos sólidos da CETESB. Esse agrupamento permite acompanhar a evolução dos 645 municípios do estado desde 2012, trazendo atualizações permanentes e informações constantes nos planos municipais.

Os dados estão disponíveis na página da SSRH ( http://www.sisan.sp.gov.br ) com fácil acesso, permitindo que os técnicos dos municípios e a sociedade em geral possam verificar e participar com sugestões para a melhoria da gestão dos serviços de saneamento. Além de estabelecer a possibilidade de controle externo dos sistemas de água, esgoto e coleta de resíduos sólidos urbanos.