quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Ubatuba recebe estação de tratamento de água

A Sabesp, empresa responsável pelo saneamento básico no Litoral Norte, entregou no dia 16 de outubro a Estação de Tratamento de Água (ETA) Maranduba, na região sul de Ubatuba. O equipamento integra o reforço para melhorar o sistema de abastecimento de água durante a temporada de verão e vai beneficiar em trono de 60 mil pessoas dos bairros Maranduba, Sertão da Quina, Lagoinha e adjacências. O investimento da Sabesp na região visa garantir que as quatro cidades –Ubatuba – Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela – tenha condições de atender a demanda registrada no período do verão quando a população salta de cerca de 350 mil para mais de 2 milhões de pessoas.

A nova ETA foi projetada para atender a demanda da cidade por um período de 30 anos, elevando para 93% a cobertura de rede disponível em Ubatuba. Atualmente, Ubatuba é abastecida por águas de mananciais da serra do mar e tratadas nas ETAs Maranduba, Lagoinha, Praia Vermelha do Sul, Carolina e Itamambuca. De 2009 até dezembro de 2017, a Sabesp investiu, somente no município de Ubatuba, pouco mais de R$ 163 milhões. O município tem 52% de cobertura da rede de esgoto e a meta para este ano é chegar em 70%.

Estiveram presentes ao evento Ricardo Borsari, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, e João César Queiroz Prado, diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, além de funcionários da empresa e autoridades regionais.