quinta-feira, 8 de novembro de 2018

DAEE inicia desassoreamento em Águas de Lindóia

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) iniciou no dia 15 de outubro o trabalho de limpeza e desassoreamento da lagoa do parque Cavalinho Branco, no município de Águas de Lindoia. Francisco Eduardo Loducca, Superintendente do DAEE, destaca que “além de ser um polo de lazer e turismo, a lagoa tem um papel importante no abastecimento de parte do município. O desassoreamento vai contribuir para aumentar a capacidade de armazenamento de água bruta”.

A lagoa conta com um espelho d’água de aproximadamente 34 mil metros quadrados e fornece 150 m3/hora de água para o abastecimento público. As máquinas vão remover 30,8 mil metros cúbicos de sedimentos depositados no fundo da lagoa. O Governo do Estado vai investir R$ 1,36 milhão no trabalho e expectativa concluí-lo em 4 meses.

A Prefeitura de Águas de Lindoia solicitou à Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos a construção de um reservatório de água tratada com capacidade de 1 mil m/3 (um milhão de litros) para o bairro Jardim Paraíso. O valor previsto da obra é de R$ 700 mil, que aguarda agora disponibilidade orçamentária para ser programada, tendo já sido tecnicamente analisada e aprovada. O reservatório deverá ser construído através do programa Sanebase.

Estiveram presentes na cerimônia de início das obras no município Ricardo Borsari, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, e João César Queiroz Prado, diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, além de funcionários da empresa e autoridades regionais.