segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Inauguração das obras de implantação dos sistemas de esgotos nos distritos de Ameliópolis e Floresta do Sul

Os distritos de Ameliópolis e Floresta do Sul, de Presidente Prudente, receberam no dia 13 de setembro sistemas de esgotamento sanitário da Sabesp. Com a entrega das obras, os distritos e o município de Presidente Prudente passam a ter 100% de atendimento em coleta e tratamento de esgoto, além do abastecimento de água, pela Sabesp.

A solenidade de inauguração aconteceu no Salão Paroquial do distrito de Floresta do Sul, com a participação do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Ricardo Borsari, do prefeito de Prudente, Nelson Roberto Bugalho, e do diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, João Cesar Queiroz do Prado. As obras, que custaram R$ 4,36 milhões, beneficiam mais de 2.100 pessoas nos dois distritos.

Obras

As obras no distrito de Ameliópolis incluem o assentamento de 4.040 metros de redes coletoras, 175 ligações domiciliares de esgotos, estação de tratamento de esgotos (lagoas) e 3.842 metros de emissários. Já em Floresta do Sul, elas consistem no assentamento de 10.250 metros de redes coletoras de esgotos, 519 ligações domiciliares de esgotos, uma estação elevatória de esgotos, 592 metros de linha de recalque, 2.780 metros de coletores tronco, estação de tratamento de esgotos (lagoas) e 710 metros de emissário. O número de empregos diretos e indiretos gerados pelas duas obras foi de aproximadamente 40 no período de construção.

Com a implantação do sistema, os distritos passam a ter 100% dos esgotos coletados e tratados, proporcionando melhoria na qualidade de vida da população por meio da redução de doenças de veiculação hídrica, como a diarreia, e da queda do índice de mortalidade infantil. As obras contribuem ainda com a preservação de corpos d’água e, consequentemente, do meio ambiente.

Planejamento

Além destas obras entregues, o município de Presidente Prudente tem ainda a previsão de outros empreendimentos da Sabesp para os próximos anos. Os principais são: ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Limoeiro para 580 litros/s, no valor de R$ 33,3 milhões; remanejamento de emissário da ETE Limoeiro, no valor de R$ 645 mil; e implantação de sistema termo solar de secagem de lodo da ETE Limoeiro, no valor de R$ 3 milhões.

No período de atuação no município, de 1978 a 2017, a Sabesp já investiu mais de R$ 721 milhões em Presidente Prudente.