quarta-feira, 31 de outubro de 2018
 
     
 
Barragem do Valo Grande receberá novas comportas
 
     
 
 
 
     
 

O Governo do Estado anunciou no dia 6 de agosto as obras de instalação de equipamentos eletromecânicos – 18 comportas e mecanismos operacionais na obra na barragem do Valo Grande, em Iguape, município do Vale do Ribeira. A obra será realizada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos e representará um investimento de R$ 66 milhões.

 

O evento contou com a presença do governador Márcio França e do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Ricardo Borsari. A atual Barragem do Valo Grande foi concluída em 1992 sem a instalação do sistema eletromecânico de comportas. A barragem substitui uma antiga barragem construída de rachões (pedras de grandes dimensões) em 1978.

 

A instalação das comportas permitirá o controle do escoamento do rio Ribeira de Iguape; melhor proteção ambiental do complexo lagunar do Mar Pequeno - canal entre o continente e a Ilha Comprida - importante área de reprodução de espécies nobres de peixes e crustáceos e impacto positivo no turismo dos municípios de Iguape, Cananéia e Ilha Comprida, que recebem mais de 300 mil turistas por ano, além de mitigar os impactos da inundação nas várzeas do Ribeira de Iguape.

 

     
  Share on FacebookTweetShare on Google+Post to TumblrShare on LinkedInSend email
Mais notícias