quarta-feira, 04 de julho de 2018

Nova estação de tratamento de esgoto em São Pedro do Turvo

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) inaugurou nesta terça-feira, 3 de julho, a ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) do Distrito Água Suja em São Pedro do Turvo. O evento contou com a participação do Secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Ricardo Borsari; do Superintendente do DAEE, Francisco Eduardo Loducca; do Deputado Estadual Edson Giriboni; do Prefeito Municipal Marco Aurélio Oliveira Pinheiro (Marquinho Pinheiro); do Presidente da Câmara Municipal Roberto Araújo Andrade (Paulão), além de vários secretários municipais, vereadores e moradores do bairro. A obra faz parte do programa Água Limpa e representou um investimento de R$ 650 mil.

O Secretário Ricardo Borsari destacou em seu pronunciamento que “o programa Água Limpa é o instrumento que possibilita aos pequenos municípios não atendidos pela SABESP implantarem sistemas de tratamento de esgotos beneficiando toda a comunidade” e ressaltou: “cada R$ 1 investido no tratamento de esgotos permite a redução de doenças de veiculação hídrica e representa uma economia de até R$ 4 de investimentos no setor da saúde pública”.

“É um orgulho para nós entregarmos essa obra que vai atender toda a população do bairro”, destacou o Superintendente do DAEE.

A ETE do Distrito Água Suja é do tipo compacta, composta por tratamento preliminar, fossa séptica (tratamento anaeróbio) seguido de biodisco (espécie de filtro biológico vertical) com desinfecção final e desaguamento do lodo por leito de secagem; coletor tronco e emissário final de esgoto. A nova unidade tem capacidade para tratar 100% dos esgotos domésticos dos 1,8 mil moradores do distrito (população prevista para 2030), permitindo a remoção de aproximadamente 3,2 toneladas/mês de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico que é lançado “in natura” no ribeirão Claro, afluente do Rio Turvo).

Localizado na região de Assis, o município de São Pedro do Turvo conta com uma ETE, também construída pelo DAEE, que opera com um sistema de lagoas de tratamento, inaugurada em 2010, que trata 100% dos esgotos da sede do município, beneficiando a mais de 7 mil moradores e contribuindo para a despoluição do rio São João.

Água Limpa

O Programa Água Limpa foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, DAEE e Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela SABESP.

O programa já investiu R$ 360 milhões na construção de 113 ETEs em 108 municípios, beneficiando mais de 1,7 milhão de habitantes. Atualmente, o DAEE está investindo R$ 195 milhões na construção de ETEs em 12 municípios, que vão tratar os esgotos de mais de 430 mil habitantes.