quinta-feira, 14 de junho de 2018

Liberados recursos do Fehidro para municípios da região de Campinas

O governador Márcio França assinou no sábado, dia 9 de junho, contratos para a liberação de recursos do Fehidro para municípios da região de Campinas. São R$ 23,5 milhões para 13 municípios aplicarem em 16 projetos da área de saneamento e recursos hídricos. Os projetos são voltados para melhorias dos sistemas de água e esgoto, macrodrenagem, combate a enchentes, redução de perdas de água, disposição de resíduos e aterros sanitários, além da recuperação e preservação de bacias hidrográficas. As contrapartidas das prefeituras são de quase R$ 11,3 milhões, somando investimentos totais de R$ 34,8 milhões.

O evento, realizado na Prefeitura de Campinas, contou com a presença do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Ricardo Borsari, além de outras autoridades estaduais e regionais.

Os recursos são repassados através do Fehidro, que é o Fundo Estadual de Recursos Hídricos, e são oriundos da cobrança pelo uso da água, recolhida por empresas e instituições que utilizam a água para abastecimento público e produção industrial. Os investimentos são definidos e aplicados na própria bacia hidrográfica pelos comitês de bacia que têm participação ativa da sociedade local nas decisões. Os municípios beneficiados são: Águas da Prata, Artur Nogueira, Brotas, Cordeirópolis, Ipeúna, Itirapina, Louveira, Mogi Guaçu, Rio das Pedras, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Cruz da Conceição, Valinhos e Vargem Grande do Sul.

O primeiro contrato do Fehidro foi assinado em 1995, sendo que 618 municípios já foram atendidos (95% do Estado de São Paulo), com investimentos de R$ 1,658 bilhão (R$ 1,272 bilhão do Fehidro mais R$ 386 milhões em contrapartidas).

(Foto: GRuiz)