terça-feira, 29 de março de 2018
 
     
 
Borsari assume a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo
 
     
 
 
 
     
 

O engenheiro civil paulistano Ricardo Daruiz Borsari assumiu nesta segunda-feira, dia 28/05, a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. O novo secretário, que ocupava a Superintendência do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, substitui Benedito Braga na SSRH, o qual retorna à USP e mantém sua atuação na presidência do Conselho Mundial da Água.

 

Borsari tem larga experiência em gestão dos recursos hídricos. Ele é mestre em Engenharia Hidráulica e Sanitária pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e foi professor da Escola de Engenharia Mackenzie, da Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado, Faculdade de Engenharia Elétrica da PUC São Paulo e da Escola Politécnica da USP.

 

Atuação

 

De janeiro de 2015 a maio de 2018 assumiu pela segunda vez a Superintendência do DAEE, órgão com que tem ligação profissional desde 1978. A primeira gestão como Superintendente do DAEE foi de julho de 2001 a fevereiro de 2007. Ocupou vários cargos no Centro Tecnológico de Hidráulica, inclusive a presidência da Fundação CTH no período agosto/1994 a agosto/1995 e agosto/1998 a agosto/2000.

 

Entre outubro/2011 e janeiro/2015 ocupou a presidência da EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia). Também presidiu a Pirapora Energia S.A. em 2014. Acompanhou de perto muitas obras importantes na região metropolitana de São Paulo, como o aprofundamento e alargamento do rio Tietê, as barragens no Alto Tietê, o Piscinão do Guamiranga (o maior da capital), a Barragem da Penha, o Parque Ecológico do Tietê e ainda a criação do Programa Água Limpa de apoio ao saneamento de municípios do interior do estado.

 

Além disso, participou da implantação de importantes inovações em termos de tecnologia e regulamentação, como a Sala de Situação do DAEE e a rede telemétrica (controle de cheias), nova outorga do Cantareira, novo sistema de outorga eletrônica de uso da água e outras iniciativas.

 

     
  Share on FacebookTweetShare on Google+Post to TumblrShare on LinkedInSend email
Mais notícias