quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
 
     
 
Mudança de hábitos com o Programa de Uso Racional da Água
 
     
 
 
 
     
 

As campanhas internas e o trabalho de conscientização são outras frentes de trabalho do maior programa de economia de água, o PURA, realizado pela Sabesp. Dentro dessas ações, está a capacitação por meio de cursos de pesquisa de vazamentos, palestras de uso racional da água, entrega de manuais e orientações de como reduzir o consumo dentro dos imóveis com o auxílio de um equipamento que simula as principais instalações residenciais, como chuveiro e torneira, para ensinar como utilizá-los sem desperdício, inclusive utilizando equipamentos economizadores.

 

Nestes casos, o trabalho de conscientização é realizado com os gestores (normalmente diretores de escolas), controladores (responsável pela manutenção do prédio, verificando se os equipamentos estão em bom estado e se não há indícios de vazamentos) e os multiplicadores (responsáveis trabalhar o tema uso consciente com alunos ou funcionários).

 

Dicas de economia

O trabalho de conscientização também envolve uma lista de dicas de economia, usada pela Sabesp em diversas situações e atividades nesses mais de 20 anos de programa. Muitas dessas orientações foram produzidas pela engenheira Sônia Nogueira, criadora e coordenadora do programa por longos anos. “Quando eu viajei para outros países, verifiquei os hábitos de economia de água e percebi que todos respeitavam as orientações divulgadas em cartazes e folhetos. Peguei todo esse material e, junto com Ricardo Chahin, gestor do programa atualmente, traduzi os conteúdos e adaptei à realidade de São Paulo”, explica Sônia.

 

Fonte: Sabesp

 

Saiba mais sobre o PURA: http://site.sabesp.com.br/site/imprensa/noticias-detalhe.aspx?secaoId=66&id=7654

     
  Share on FacebookTweetShare on Google+Post to TumblrShare on LinkedInSend email
Mais notícias