segunda-feira, 6 de novembro de 2017
 
     
 
DAEE retoma a licitação para a construção das barragens de Pedreira e Duas Pontes
 
     
 
 
 
O governador Alckmin assina o autorizo da licitação ao lado do secretário Braga, em evento realizado em julho (Foto: G Ruiz - SSRH)
 
     
 
O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) publicou dia 2 de novembro os editais de licitação para a construção das barragens de Pedreira no rio Jaguari, e Duas Pontes, no rio Camanducaia, em Amparo. Os novos reservatórios serão construídos abaixo do complexo Cantareira e têm por objetivo criar uma reserva hídrica estratégica na bacia do Piracicaba, Capivari e Jundiaí que vai permitir aprimorar a operação do Sistema Cantareira, especialmente nas épocas de estiagem.
O Governo do Estado deverá investir cerca de R$ 740 milhões nas obras. A expectativa é iniciá-las no primeiro trimestre de 2018 e concluí-las em 30 meses. O reservatório de Pedreira ocupará uma área de 4,3 quilômetros quadrados, terá capacidade para acumular 31,9 milhões de metros cúbicos de água e vai permitir uma vazão regularizada de 8,5 mil litros de água por segundo. O reservatório Duas Pontes deverá ocupar uma área de 8,8 quilômetros quadrados, terá capacidade para 53,4 milhões de metros cúbicos e vai permitir uma vazão regularizada de 8,7 mil litros de água por segundo.
O conjunto vai beneficiar diretamente a mais de 5,5 milhões de habitantes em 22 municípios da região: Amparo, Americana, Arthur Nogueira, Campinas, Campo Limpo, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piracicaba, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.
Os imóveis para construção dos reservatórios já foram declarados de Utilidade Pública (Decreto DUP nº 60.141 de 11/02/2014). O DAEE já possui também a Licença Ambiental Prévia, emitida pela CETESB em 25 de agosto de 2016. A data para a entrega dos envelopes da licitação é 8 de dezembro de 2017.

 
     
  Share on FacebookTweetShare on Google+Post to TumblrShare on LinkedInSend email
Mais notícias