quarta-feira, 20 de setembro de 2017
 
     
 
Atuação da SSRH recebe elogios em evento internacional sobre água na Coreia do Sul
 
     
 
 
 
O secretário Benedito Braga faz a palestra de abertura da Semana Internacional da Água da Coreia (Foto: Divulgação)
 
     
 
No primeiro dia da Semana Internacional da Água da Coreia do Sul, a atuação da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo foi elogiada pelos organizadores do evento. As ações do Governo de São Paulo, que conseguiram vencer a crise hídrica de 2014/15, e o trabalho de Benedito Braga à frente do Conselho Mundial da Água (do qual é presidente), para aproximar o tema da água à esfera política, foram destacados pelos organizadores.
A Semana da Água da Coreia, que acontece de 20 a 23 de setembro na cidade de Gyeongju, reúne alguns dos maiores especialistas sobre o tema água do mundo. Benedito Braga fez a palestra de abertura do evento, cujo tema é "Parcerias pela Água para o Desenvolvimento Sustentável”, e também participou da Mesa Redonda de Líderes da Água que analisou como os países, governos, empresas e organizações estão se adaptando às mudanças climáticas com foco em gerenciamento de riscos, busca pela resiliência e preparação contra desastres.
Em sua fala, Braga enfocou quatro pontos: 1) promover a aplicação da ciência e tecnologias inovadoras para a gestão dos recursos hídricos, 2) melhoria dos serviços de saneamento e incremento do reuso de água, 3) implementação da gestão integrada dos recursos hídricos para promoção do desenvolvimento econômico sustentável e 4) formação de parcerias eficazes para boa gestão da água. Representantes governamentais de diversos países, como Laos, Jordânia, Brasil, Panamá, Coreia, Cambodia, Indonésia, Mianmar, Filipinas, Cingapura, Suíça, Ghana, Marrocos e Ucrânia participaram da Mesa Redonda e contribuíram para as discussões.
 
Reuniões e visitas
O secretário paulista também se encontrou com a ministra de Território, Infraestrutura e Transporte da Coreia do Sul, Hyun Mee Kim e com o ministro assistente responsável pela água Jae Hyun Park para falar sobre os temas do 8º Fórum Mundial da água, que será realizado em Brasília, em março de 2018. Braga destacou a importância do evento na Coreia que, além de ter a parte científica, conta com uma área de exposições com muitas inovações tecnológicas interessantes.
Braga participou do corte da fita de inauguração da ala de exposições e, acompanhado do assessor de Relações Internacionais da SSRH, Patrick Johann Schindler, realizou visitas aos estandes, onde as empresas estão expondo as mais avançadas tecnologias para o setor de água. “O aumento do protagonismo do Governo do Estado de São Paulo na arena internacional vem crescendo muito ultimamente. Com isso, nos tornamos referência em diversas áreas de atuação”, aponta Schindler.
Ele destaca que em 2016 e 2017, a SSRH foi muito procurada por instituições internacionais interessadas em saber da superação da crise hídrica. “Somos tidos como referência internacional pelas ações tomadas para reverter a situação da escassez hídrica e manter o abastecimento na Região Metropolitana de SP. Dessa forma, a nossa participação na Semana Internacional da Água da Coréia é crucial para que compartilhemos com os governantes e especialistas asiáticos as lições aprendidas e a forma de garantir segurança hídrica levando-se em conta as características geográficas de cada região", finaliza o assessor.

 
   
  Braga participa de inauguração da ala de exposições que mostra novas tecnologias para o setor de água (Foto: Divulgação)  
   
  O secretário, acompanhado do assessor Patrick Schindler, em encontro com ministros da Coreia do Sul (Foto: Divulgação)  
     
     
  Share on FacebookTweetShare on Google+Post to TumblrShare on LinkedInSend email
Mais notícias