terça-feira, 19 de setembro de 2017
 
     
 
Benedito Braga abre evento que discutirá segurança hídrica e prevenção de desastres climáticos
 
     
 
 
 
 
     
 
O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Benedito Braga, fará a abertura da Semana Internacional da Água da Coreia, no dia 20 de setembro. O evento com o tema "Parcerias pela Água para o Desenvolvimento Sustentável”, acontece entre os dias 20 e 23 de setembro na cidade de Gyeongju, reunindo alguns dos maiores especialistas do mundo no setor para discutir questões como segurança hídrica e redução de riscos de desastres relacionados ao aumento das variações climáticas. No mesmo dia da abertura, o secretário se encontrará com o vice-ministro do Território, Infraestrutura e Transporte da Coreia do Sul, Son Byung Seok.
Ainda no dia 20, Benedito Braga, que também é presidente do Conselho Mundial da Água, fará palestras no evento Parcerias Mundiais da Água 2017 e na Mesa Redonda de Líderes da Água. No dia 21, ele participa do 10º Encontro de especialistas de alto nível e painel de líderes sobre Água e Desastres. “Os números de crescimento global mostram que cerca de metade da população mundial poderá sofrer com a falta de água a partir de 2025 e por isso é preciso que sejam debatidas as melhores práticas e soluções na área. É preciso também buscar trabalhar em conjunto e sensibilizar os tomadores de decisões dos países a enxergar a questão da segurança hídrica como uma prioridade”, ressalta Benedito Braga.
 
Preparação ao Fórum Mundial da Água
Também no dia 21/09, o secretário paulista se reunirá com Jung-moo Lee, presidente do Fórum da Água da Coreia e com o Hak-soo Lee, presidente do Conselho da Água da Ásia e CEO da empresa de saneamento da Coréia, a K-Water. Braga falará no Encontro de Avaliação de Implementação dos Roteiros do 7º Fórum Mundial da Água, que são 16 planos de ação para buscar avanços no setor.
A Coreia do Sul sediou em 2015 o 7º Fórum Mundial da Água, precedendo o evento que acontecerá no Brasil em 2018. “Os temas dos fóruns são sempre uma sequência de discussões, mantendo um diálogo constante e evolutivo. Por isso, a importância de darmos sequência ao que foi discutido na Coreia em 2015, chegando a Brasília 2018 para debater o tema ‘Compartilhando a Água’. Existem 261 países que dividem bacias hidrográficas e com esse recurso se tornando cada vez mais escasso, é importante criar políticas que permitam o seu uso racional em conjunto”, aponta o presidente do Conselho Mundial da Água.
No dia 22, Benedito Braga, irá proferir palestra no evento "Água e Crescimento Verde” e fará uma visita técnica à estação de tratamento de esgoto "Eco Water Center". Mais informações sobre a Semana Internacional da Água da Coréia http://www.kiww.org/fairDash.do.
Informações sobre o Fórum Mundial da Água (18 a 23/03/2018 em Brasília/DF): http://www.worldwaterforum8.org.

 
     
  Share on FacebookTweetShare on Google+Post to TumblrShare on LinkedInSend email
Mais notícias