sexta-feira, 25 de agosto de 2017
 
     
 
Secretário Benedito Braga participa da Semana Mundial da Água de Estocolmo
 
     
 
 
 
De 27 de agosto a 1º de setembro, Estocolmo recebe um dos eventos mais importantes do mundo sobre água (Foto: Divulgação)
 
     
 
O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Benedito Braga, participa, de 27 de agosto a 1º de setembro, da Semana Mundial da Água em Estocolmo, na Suécia. Braga, que também é presidente do Conselho Mundial da Água, fará várias intervenções neste que é considerado o segundo mais importante encontro planetário sobre o tema. A edição de 2017 está centrada no tema "Água e Resíduos - Reduzir e Reutilizar".
O evento é promovido pelo Instituto Internacional de Água de Estocolmo (SIWI) e reúne especialistas do mundo inteiro. Serão 238 sessões e nove seminários envolvendo 15 temas, com a participação de mais de 3.200 pessoas de 133 países e 377 organizações. Estarão presentes especialistas e representantes de governos e empresas para trocar ideias, estreitar relações e apresentar soluções para os mais relevantes desafios relacionados à água na atualidade. “O foco da Semana de Estocolmo é mostrar que a água é a chave para um futuro de prosperidade e que, juntos, podemos construir um mundo mais consciente no que diz respeito ao uso e cuidado com esse recurso tão importante”, aponta Benedito Braga.
 
Preparação ao Fórum Mundial da Água
Domingo, dia 27/08, Benedito Braga preside a reunião do Comitê Organizador do 8º Fórum Mundial da Água (Internacional Steering Committee) que acontecerá em Brasília em março de 2018. “O Fórum Mundial da Água é um processo cíclico que dura três anos e culmina na realização do evento. A sua preparação envolve uma série de encontros, ações e debates que, no mundo todo, vão estruturando as questões que serão discutidas. Estes eventos intermediários vão engajando os interessados e catalizando esforços e recursos para construir um futuro melhor no que tange à questão da água”, aponta.
No dia 30/08, Braga fará a apresentação-convite para participação de todos no 8º Fórum Mundial da Água. “É um evento fundamental na discussão de meios técnicos, institucionais e financeiros para garantir a segurança hídrica no mundo. É preciso criar infraestrutura, governança e fontes de financiamento para que a segurança hídrica seja gerada e para que todos possam ter o acesso à água potável e ao saneamento”, lembra o presidente do Conselho Mundial da Água.
Neste mesmo dia, o secretário paulista participa do Painel de Alto Nível sobre Água, coordenado pela ONU e pelo Banco Mundial, onde estarão presentes governantes de vários países. Ele encerrará este encontro mais uma vez destacando a importância da participação de todos em Brasília 2018.
Ainda no dia 30, Braga também se encontrará com o presidente da Hungria Janós Áder para falar sobre o Painel de Alto Nível do Fórum Mundial da Água. Na reunião também serão abordadas questões como o financiamento de infraestrutura da água e a participação do Governo da Hungria no evento que será realizado no Brasil. Durante a Semana de Estocolmo, o secretário também tem agendadas conversas com Sulton Rahimov. ministro adjunto de Energia e Recursos Hídricos do Tajikistão e com Torgny Holmgren, diretor executivo do SIWI.
 
Governança
No dia 31/08, Braga abre o seminário “Governança da Água e Saneamento: a Chave para o Desenvolvimento Sustentável”, que vai discutir exemplos de sucesso em políticas e arranjos institucionais na área. Governança é um termo amplo que inclui legislação e regulação, estrutura institucional e aspectos menos tangíveis como integridade e combate à corrupção, além da inclusão de diferentes interessados que são socialmente mais frágeis diante do tema, como as mulheres nos países menos desenvolvidos.
“A governança deve levar em conta os interesses de toda a sociedade e os múltiplos usos da água, desde o abastecimento humano, irrigação e indústria, até a geração de energia e o uso recreativo, por exemplo. Deve coordenar esses interesses e integrá-los, tendo sempre os olhos voltados para a sustentabilidade de longo prazo”, ressalta o secretário.
 
SSRH
O Assessor de Relações Internacionais da Secretaria, Patrick Johann Schindler, aponta que "a participação da SSRH no evento é decisiva para estabelecer novos canais de aproximação com importantes atores internacionais do setor de gestão dos recursos hídricos." Ele também destaca que "a possibilidade de estreitar os laços de cooperação com diferentes instituições internacionais (governos, empresas de saneamento, centros de pesquisa e universidades) possibilitará o intercâmbio de conhecimento e a troca de boas práticas para o aperfeiçoamento das políticas públicas ligadas ao setor da água. Políticas habitacionais e de zoneamento urbano, de produção de alimentos, de geração e distribuição de energia elétrica por fontes renováveis, de saúde e bem-estar, de preservação de mananciais e da biodiversidade, além do saneamento e gestão das águas".

 

Mais informações sobre a Semana da Água de Estocolmo: http://www.worldwaterweek.org.

 

Informações sobre o 8° Fórum Mundial da Água: http://www.worldwaterforum8.org.

 
     
  Share on FacebookTweetShare on Google+Post to TumblrShare on LinkedInSend email
Mais notícias