quarta-feira, 28 de junho de 2017

Ampliação do tratamento de esgoto para mais 1,2 milhão de pessoas na Grande SP

Geraldo Alckmin, Benedito Braga, Mágino Alves Barbosa Filho e Jerson Kelman (Foto: GRuiz - Assessoria de Comunicação SSRH)

No mês de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, o Governo do Estado entregou mais 2.500 litros de água limpa por segundo para o rio Tietê. Este é o resultado do investimento de R$ 390 milhões feito pela Sabesp na ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos de Barueri, a maior da companhia. Com a ampliação, a unidade passa a tratar o esgoto de mais 1,2 milhão de pessoas – o equivalente à população de Campinas. A ETE, que processava 9.500 litros por segundo (o equivalente ao esgoto gerado por 4,5 milhões de pessoas), agora trata 12 mil l/s (ou seja, salta para 5,7 milhões de moradores). Foram implantados também mais de 230 quilômetros de tubulações, entre interceptores, coletores-tronco e redes coletoras, que têm a função de retirar os efluentes dos imóveis e transportá-los para a estação. A cada segundo, são mais 2.500 litros de esgoto agora tratado, oriundo do centro e das zonas sul, norte e oeste da capital e das cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Osasco e Taboão da Serra. Significa retirar 216 milhões de litros de esgoto por dia dos rios, inclusive do Tietê.
Até o final deste ano, será entregue a segunda etapa da ampliação, e a estação passará a operar com capacidade para até 16.000 litros por segundo de tratamento de esgoto. Com isso, 561 milhões de litros de efluentes por dia deixarão de ir para os rios sem tratamento. As obras, financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fazem parte do Projeto Tietê, que vem contribuindo para a revitalização progressiva do principal rio de São Paulo.
As intervenções foram realizadas com a estação em operação, envolvendo 580 profissionais. Com paradas estratégicas planejadas, nenhum litro deixou de ser tratado durante os trabalhos. Na estação de tratamento, foram entregues quatro novas grades médias; caixa de areia com quatro sistemas de remoção contínua; oito novos decantadores primários; oito novos tanques de aeração; oito novos decantadores secundários; ampliação da elevatória de excesso de lodo; novo edifício com três novos sopradores; novos sistemas de gradeamento de lodo primário (6 grades) e de excesso (3 grades); e 4 adensadores por gravidade.
Em relação às tubulações instaladas para transportar o esgoto até a estação, a cidade de São Paulo recebeu 66,5 quilômetros de coletores-tronco e mais 81,6 quilômetros de redes coletoras. Osasco recebeu 15,8 quilômetros de coletores-tronco e mais 3,9 quilômetros de rede coletora. Em Itapevi foram feitos 18 quilômetros de coletores-tronco e em Itapecerica da Serra, 10,7 quilômetros de rede coletora. Taboão da Serra recebeu 8,4 quilômetros de coletores-tronco e 2,4 quilômetros de rede. Em Jandira, 7,3 quilômetros de coletores-tronco foram feitos para levar o esgoto doméstico até a ETE. Em Barueri foram construídos 6,4 quilômetros de coletores-tronco e 1,5 quilômetros de rede coletora. O município de Carapicuíba recebeu mais 6,6 quilômetros de coletores-tronco e mais de 400 metros de rede coletora. Cotia recebeu mil metros de rede e Embu das Artes, 661 metros de coletores-tronco, tubulações necessárias para que o material coletado de cada imóvel dessas cidades conseguisse chegar até a ETE.