terça-feira, 14 de março de 2017

Franca: a história da água e do esgoto na cidade com o melhor saneamento do Brasil

Franca conta com um sistema de saneamento que é exemplo no País (Foto: Comunicação Sabesp)

Atendida pela Sabesp há 40 anos, Franca ocupa a primeira posição no ranking de saneamento, segundo o Instituto Trata Brasil. Mas para entender como o município chegou a esse patamar é preciso voltar à década de 30, quando um visionário prefeito compartilhou suas terras para a construção do primeiro sistema de captação, tratamento e distribuição de água da cidade.
Além da construção da primeira estação de tratamento de água, o prefeito também foi responsável pelos avanços no esgotamento sanitário da região, investindo na construção de rede e da estação de tratamento de esgoto. Em 1976 foi a vez de outro governante reconhecer a importância do saneamento e travar uma grande batalha na Câmara dos Vereadores para aprovar a passagem de concessão dos serviços do município à Sabesp. Com isso, em 1° de março de 1977, Franca começou a ser atendida pela companhia.
Quando assumiu os serviços, o abastecimento não era regular e atingia apenas 70% dos imóveis; metade da população não tinha coleta de esgoto e não havia tratamento do esgoto coletado. Os investimentos universalizaram o saneamento básico em 1998. Franca, hoje com cerca de 340 mil habitantes e conta com 100% em todos os índices de atendimento, tornando-se referência em tecnologia e qualidade nos serviços prestados.
Hoje, a cidade do interior paulista abriga uma das sedes da superintendência da Sabesp - a Unidade de Negócio Pardo e Grande, responsável por operar os serviços de água e esgoto em 29 municípios do entorno, participando, inclusive, de atividades e ações de cunhos sociais e ambientais.