segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Benedito Braga participa da abertura do Projeto Gota d’Água

Benedito Braga falou sobre a importância do Fórum Mundial da Água (Foto: Assessoria de Comunicação SSRH
)

O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, Benedito Braga, participou na última sexta-feira (17/02) da abertura solene do “Projeto Gota d’Água 2017 – Compartilhando Caminhos para Brasília 2018”, realizado pelo Consórcio PCJ. O evento aconteceu no Museu da Água, em Indaiatuba (SP) e contou também com a presença do Diretor Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu; do prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar; do secretário executivo do PCJ, Francisco Lahoz; e do superintendente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Indaiatuba, Sandro de Almeida Coral, além de convidados e educadores ambientais.
O projeto Gota d’Água é parte das atividades do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio e este ano traz nas suas capacitações abordagem sobre o 8º Fórum Mundial da Água, maior evento global sobre a Água, que acontece em março de 2018 em Brasília. Braga elogiou o trabalho do PCJ, do SAEE, do Museu e se colocou à disposição para um trabalho conjunto que fortaleça a participação no Fórum. “Os educadores são muito bem vindos porque só através da educação poderemos conscientizar as pessoas sobre a importância da questão da água. Acreditamos que a educação ambiental e hídrica é fundamental para a governança, um dos temas transversais do evento”.

O secretário, que também é presidente do Conselho Mundial da Água, destacou a importância do Fórum Mundial e da participação da população, além de representantes da área técnica e da classe política. “O Fórum proporciona essa troca de experiências e de ideias e com ele podemos sensibilizar as pessoas, principalmente os tomadores de decisão, lembrando que o debate sobre a água é fundamental e que é preciso pensar na integralidade quando se aborda o tema. Não se pode, por exemplo, pensar a gestão da água no ambiente urbano sem se levar em conta questões como, resíduos sólidos, habitação e transporte”, apontou Braga.

Evento no Vaticano

Para debater o tema da água, a Academia de Ciências do Vaticano convidou Benedito Braga para ser um dos palestrantes do evento sobre o Direito Humano à Água, que acontece esta semana, nos dias 23 e 24 de fevereiro. O próprio Papa Francisco, que tem uma preocupação especial com a questão da água, terá participação no evento. Benedito Braga levará um pouco da experiência paulista/brasileira e falará dos desafios que o país enfrenta.