terça-feira, 11 de janeiro de 2017

Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos garante recursos para o programa Água é Vida em Itapetininga

O deputado Edson Giriboni, a prefeita Simone Marquetto e o secretário Benedito Braga em reunião na SSRH (Foto:Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapetininga)

Moradores de áreas mais afastadas do centro de Itapetininga serão beneficiados com recursos do Programa Água é Vida da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. Em reunião com a prefeita do município Simone Marquetto, com o deputado estadual Edson Giriboni, e com a secretária-adjunta Monica Porto, o secretário Benedito Braga garantiu os recursos necessários para mais uma etapa no programa, no valor de R$ 2,054 milhões, com a construção de 501 unidades, beneficiando cerca de duas mil pessoas. O Água é Vida atende localidades de pequeno porte, predominantemente ocupadas por população de baixa renda, com utilização de recursos financeiros estaduais não reembolsáveis, destinados a obras e serviços de infraestrutura, instalações operacionais e equipamentos.
Criado em 2011, o programa já teve 68 convênios assinados, com investimentos de mais de R$ 32 milhões, abrangendo 5.565 fossas sépticas em todo o estado. “É um importante programa para as famílias que moram longe das redes coletoras de esgoto. A implantação das fossas sépticas e dos hidrômetros traz mais saúde e higiene para os moradores, o que resulta em mais qualidade de vida e também maior proteção ao meio ambiente”, explica o secretário Benedito Braga, que é presidente do Conselho Mundial da Água.

Itapetininga

Com cerca de 150 mil habitantes e 1.792 km2 de área, Itapetininga está localizada na região Sul do Estado de São Paulo, na bacia do Alto Paranapanema, a 170 Km da Capital. “Como Itapetininga tem uma grande área rural, sendo o 3º maior município do Estado de São Paulo em área, o programa Água é Vida é muito importante para atender aos moradores de locais mais distantes”, salientou o deputado Edson Giriboni durante a reunião.
A prefeita de Itapetininga também destacou a importância do programa e lembrou que o município já cumpriu todos os trâmites, inclusive a licitação, e está pronto para iniciar as obras, garantidas com a liberação dos recursos. O convênio assinado por Itapetininga no Água é Vida tem o maior volume de recursos do programa entre todos os municípios.