terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Secretário de Saneamento entrega obras de desassoreamento da Lagoa do Taquaral

A retirada dos sedimentos vai aumentar a capacidade da lagoa, executando papel importante no combate às enchentes (Foto: DAEE)

O Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos e presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, entregou, nesta segunda-feira, 19 de dezembro, os trabalhos de limpeza e desassoreamento da Lagoa Isaura Teles Alves de Lima (Lagoa do Taquaral), em Campinas. Localizada no Parque Portugal, a Lagoa do Taquaral é um importante ponto turístico de Campinas, usado para recreação e lazer dos moradores da região e frequentadores do parque.

“Esta lagoa é um exemplo muito interessante do que ensinamos aos nossos alunos no curso de engenharia sobre o uso múltiplo da água”, explicou o Secretário na cerimônia de entrega das obras, ao destacar o papel da recreação. “A recreação é um uso que não se dá o devido valor. Mas é muito importante para as pessoas de todas as classes sociais poderem aproveitar esse espaço”, completou. A parceria entre o Estado, por meio do DAEE, autarquia vinculada à Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, e o município de Campinas, também foi destacada pelo secretário. “Devo elogiar o trabalho conjunto entre Estado e Prefeitura. Isso é um exemplo de pacto federativo”, frisou Benedito Braga.

O Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 1 milhão no trabalho de desassoreamento e a contrapartida da prefeitura foi de R$ 4 milhões. As máquinas removeram cerca de 63 mil m³ de sedimentos depositados no fundo da lagoa. O volume foi calculado a partir de trabalho de batimetria na lagoa que identificou a existência de bancos de sedimento junto às saídas das galerias pluviais, formados ao longo dos anos. A retirada dos bancos de areia irá aumentar a capacidade da lagoa, responsável por auxiliar no combate às enchentes, já que retém a água das chuvas, que correm à jusante do Ribeirão Anhumas. O trabalho teve início em junho de 2016 e foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, que se responsabilizou pela deposição final dos sedimentos dragados.