terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos entrega obras do Parque Linear de Mairiporã

Obra vai beneficiar cerca de 100 mil pessoas com área de lazer, prática de esportes, convivência e preservação ambiental (Foto: Sabesp)

O Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos e presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, inaugurou nesta segunda-feira, 19 de dezembro, o Parque Linear de Mairiporã. A obra, que foi construída com recursos da Sabesp, trará uma nova área de lazer para os moradores do município, além de ajudar a preservar o entorno da represa Paiva Castro, que fornece água para a Grande São Paulo. “Aqui está o compromisso do Governo do Estado de São Paulo de trabalhar de forma integrada. A Sabesp mostra que tem a inteligência de trabalhar de forma articulada com o poder municipal, contribuindo para a conclusão deste parque linear, propiciando lazer para a população. Isso é muito importante porque possibilita a todos aqueles, com poder aquisitivo ou não, desfrutarem de um lazer saudável neste parque", destacou o Secretário no discurso de entrega das obras.

O parque conta com ciclovia, play-ground, quadras esportivas, bancos, iluminação, pista de skate e bicicross, além da área de convivência do Bosque da Amizade e espaço de eventos pavimentado com estacionamento, beneficiando os 94 mil moradores do município e os seus visitantes. A construção, que foi iniciada em janeiro de 2016, foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras, Serviços e Habitação de Mairiporã, com recursos repassados pela Sabesp, empresa vinculada ao Governo do Estado, no valor de R$ 10 milhões. Foram gerados com a obra cerca de 50 empregos diretos e 500 indiretos. A obra traz melhoria da qualidade de vida para a população, com o estímulo ao esporte e turismo, bem como a conscientização do cuidado com o meio ambiente na região, com a preservação da margem da Represa Paiva Castro, da Sabesp.

Obras na região
Na região também está em andamento a construção de estações de tratamento de esgoto para atender Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato. Em 2014 foram entregues na região três reservatórios, com uma capacidade de 4 mil m3 de água e uma estação elevatória de água para 200 litros/segundo, obras que somaram investimentos de R$ 5,6 milhões. Em 2017 será licitada a conclusão da obra da nova estação de tratamento de água, com capacidade de 200 litros por segundo. O valor total da obra é de R$ 17,2 milhões.