sexta-feira, 14 de outubro de 2016
 
 
Secretária Adjunta Monica Porto é eleita Engenheira do Ano 2016
 
 
 
 
(Foto: SSRH/ Gruiz)
 
 
 
 
Monica Porto, Secretária Adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, foi agraciada pelo Instituto de Engenharia com o título de Eminente Engenheira do Ano. A nomeação ocorreu nesta quinta-feira (13), data em que a instituição celebra 100 anos de atividades. É a primeira vez que uma engenheira recebe o título.

“Fico muito feliz com a homenagem do Instituto de Engenharia. Fazer parte da galeria de ilustres engenheiros anteriormente homenageados com esse título é motivo de muita satisfação e honra”, disse a Secretária, que também é professora titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) na área de Engenharia Ambiental. “A profissão é sempre muito desafiadora, mas é igualmente gratificante”, completou Monica.

Engenheira Civil pela Poli-USP, Monica Ferreira do Amaral Porto é Mestre, Doutora e Livre-Docente em Engenharia pela mesma universidade. Foi diretora presidente da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica, de 2008 a 2014, e presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Em 2005, foi a primeira mulher a ser nomeada professora titular da engenharia civil da Poli-USP. Hoje Monica atua em diversas entidades, nacionais e internacionais, nas áreas de recursos hídricos e qualidade da água.

Para Monica Porto, a engenharia permite grande versatilidade, pois é possível trilhar caminhos tão distintos como o da docência ou o da gestão de políticas públicas, por exemplo. É a voz da experiência: Monica já soma mais de quatro décadas dedicadas à engenharia. A carreira começou com um estágio numa empresa de recursos hídricos sediada na capital, em 1976. “A engenharia é a profissão do fazer. Certamente há debate e reflexão, mas a grande virtude dos engenheiros é a capacidade de executar, de tirar as ideias do papel”, argumenta.

O título de “Eminente Engenheiro do Ano” é concedido pelo Instituto de Engenharia desde 1963. A honraria reconhece os profissionais de destacada atuação no meio, ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da engenharia. A data da cerimônia de entrega da homenagem ainda não foi definida.
 
   
Mais notícias