segunda-feira, 03 de outubro de 2016
Sabesp libera 300 vagas para conhecer o lado de Santos da caixa d’água gigante Santa Tereza/Voturuá
 
Diante da grande procura para conhecer o Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá, localizado na divisa entre Santos e São Vicente, a Sabesp abrirá para visitação pública, entre os dias 20 e 24 de outubro, a câmara santista do maior centro de reservação de água tratada cravada na rocha da América Latina.

As visitas realizadas em setembro na câmara Voturuá, em São Vicente, bateram recorde no número de turistas no equipamento, registrando 1.065 pessoas da Baixada Santista e de outras regiões do Estado.

Desta vez, das mil vagas disponibilizadas, 700 já foram garantidas pela lista de espera formada no mês passado e restando apenas 300 à disposição. Para fazer o passeio é preciso se inscrever com antecedência a partir de hoje (3) pelos telefones (13) 3201-2657 ou 2608, de segunda a sexta-feira, entre as 9 e 17 horas. A oportunidade para conhecer o equipamento só ocorre a cada três anos, quando são feitas a limpeza e a desinfecção preventivas no interior do imenso maciço rochoso, onde são armazenados 110 milhões de litros de água tratada para abastecimento de Santos e São Vicente, além de Guarujá e Praia Grande indiretamente.
 
(Foto: Sabesp)
 
Desta vez a programação terá um viés solidário e os interessados deverão trocar a inscrição por um pacote de biscoitos sem recheio ou um pacote de 1 kg de leite em pó, entregues no ato da visita. As doações serão destinadas à ala de oncologia infanto-juvenil da Santa Casa de Misericórdia de Santos.

A câmara santista do reservatório-túnel fica no interior do Morro Santa Tereza e o acesso fica na Avenida Dr. Moura Ribeiro, s/nº, no Marapé (entre a descida do Morro Nova Cintra e o condomínio Acqua Play). As sessões monitoradas acontecem às 9 horas, 10h30, 13h30 e 15 horas; nos dias 20 a 24 (de quinta a segunda-feira, ininterruptamente).

Os critérios de segurança seguem os mesmos, como a idade mínima de 12 anos (mesmo que acompanhado pelos pais ou responsáveis) e a impossibilidade de acesso com uso de bengalas, muletas ou cadeira de rodas. O passeio não é recomendado para gestantes e a companhia aconselha ainda vestir calças compridas e blusas/camisas que não limitem os movimentos para melhor aproveitamento do visitante. A Sabesp fornecerá botas de borracha e capacetes aos visitantes.

Equipamento completa 35 anos em novembro
O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi inaugurado em 16 de novembro de 1981. Ou seja, há 35 anos atende a população fixa e turística da região. Projetada para suprir um déficit de 65% de reservação no final da década de 1970, a "caixa d´água" gigante é fundamental até os dias de hoje ao sistema integrado de abastecimento à região e também é considerado uma das obras mais ousadas da Sabesp.
 
Mais notícias