quarta-feira, 28 de setembro de 2016
Unidade da Sabesp acompanha informações e opera equipamentos utilizando dispositivos móveis
 
Para facilitar o controle e operação de boosters, válvulas redutoras de pressão (VRP’s) e processos da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jesus Netto, que trata o esgoto de parte da bacia do Ipiranga com finalidade de produção de água de reúso; a unidade da Sabesp, no centro da Capital Paulista, utiliza um aplicativo que pode ser acessado de celulares ou tablets, por funcionários da companhia.

A ferramenta é um sistema de supervisão e aquisição de dados (SCADA) móvel. Com o aplicativo, os empregados monitoram processos da ETE Jesus Netto (pressão, vazão, pH, turbidez, etc), status de funcionamento de bombas, outros dispositivos e alarmes. Além disso, ainda é possível ligar e desligar equipamentos, operá-los e, se necessário, rearmá-los.

“O benefício desse aplicativo é a mobilidade e agilidade. A operação da ETE contará com um tablet para acompanhar a operação de qualquer local da planta. Já os boosters e VRP’s podem ser consultados e operados a qualquer momento e de qualquer lugar que tenha acesso à internet”, explicou Alexandre Bueno Rodrigues, coordenador do Grupo de Automação da Superintendência Centro (MC) da Sabesp e responsável por implantar a tecnologia.
 
(Foto: Sabesp)

Outra facilidade do sistema é o envio de e-mails a pessoas predeterminadas na ocorrência de alarmes e outras situações de extrema atenção.
 
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