sexta-feira, 16 de setembro de 2016
Sabesp participa de ações do “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias”
 
No “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias”, um dos maiores eventos mundiais de educação ambiental, que acontece neste sábado (17), a Sabesp contribuirá com ações realizadas nas praias paulista. No litoral norte, a empresa destinará 700 sacos plásticos e 200 pares de luvas resistentes para os voluntários que participarão do mutirão de limpeza das 22 praias de Caraguatatuba e São Sebastião. Na Baixada Santista, a companhia irá fornecer água aos participantes que vão limpar as praias de Peruíbe e Santos.

A data foi idealizada pela ONG norte americana “The Ocean Conservancy”, que há 31 anos conta ações em vários países. De acordo com o relatório da organização, os dez itens mais encontrados em rios e praias são: bitucas de cigarro, embalagens de alimentos (balas, salgadinhos, etc), pedaços de plástico pequenos, sacolas de supermercado, tampas de garrafa, camisinhas, canudos/palitinhos, garrafas plásticas de bebida, outras sacolas plásticas e pedaços de isopor.

 
(Foto: Sabesp)
Os resíduos formados por esses pequenos itens, descartados incorretamente, são chamados de microlixo e são considerados os principais fatores da contaminação das águas, interferindo diretamente na balneabilidade de rios e praias. Além disso, para os humanos, o longo tempo de decomposição desses materiais também aumenta o risco de doenças de pele, conjuntivites e verminoses.

Cuide do meio ambiente. Lixo é no lixo!

Saiba mais sobre as atividades no litoral norte

Saiba mais sobre as atividades na Baixada Santista
 
Mais notícias