segunda-feira, 5 de setembro de 2016
 
 
DAEE recebe licença ambiental para novos reservatórios na Bacia do PCJ
 
 
 
 
Rio Camanduaia (Foto: Divulgação/ DAEE)
 
 
O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) recebeu a Licença Ambiental emitida pela Cetesb para a construção dos reservatórios de Pedreira e Duas Pontes, na bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).

A barragem de Pedreira será construída no rio Jaguari, ocupará uma área de 4,3 quilômetros quadrados nos municípios de Pedreira e Campinas, e terá capacidade para acumular 32 milhões de metros cúbicos de água. A barragem de Duas Pontes, no rio Camanducaia, em Amparo, ocupará uma área de 7,6 quilômetros quadrados e terá capacidade para 53,3 milhões de metros cúbicos.

A construção deste complexo permitirá criar uma reserva hídrica estratégica na bacia do PCJ, com uma vazão regularizada de 13,8 metros cúbicos de água por segundo que vai permitir aprimorar a operação do Sistema Cantareira e reduzir a dependência dos municípios da bacia do PCJ, especialmente nas épocas de estiagem.

O DAEE está preparando o processo de licitação para a execução das obras. O Governo deverá investir R$ 754 milhões nas obras e o prazo previsto para conclusão é de 24 meses.
 
   
Mais notícias