sexta-feira, 22 de julho de 2016
 
 
Braga participa de Fórum Latino-Americano de Negócios em Cingapura
 
 
 
 
Secretário conversa com repórter da Rede Bloomberg em Cingapura (Foto: Divulgação/ Bloomberg)
 
 
O Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, participou do Fórum Latino-Americano de Negócios, com foco em “Desafios e oportunidades na América Latina”. O evento foi realizado em Cingapura, no Sudeste Asiático, entre os dias 10 e 14 de julho. Além de Secretário de Estado, Braga também ocupa o posto de Presidente do Conselho Mundial da Água.

Durante seu discurso de abertura, Braga salientou que a gestão de água é um assunto complexo, especialmente no âmbito das grandes cidades, e que seu manejo requer a integração com outros setores de planejamento urbano. Segundo o Secretário, é preciso uma estrutura institucional flexível e adaptável para tais questões. “Uma abordagem de negócios e soluções técnicas apenas não solucionarão a multitude de problemas relacionados à água que as cidade enfrentam”, destacou o Secretário para uma plateia formada por representantes de diversos países sul-americanos.

Como exemplo de um novo modelo de abordagem, Braga comentou que a crise hídrica que atingiu São Paulo em 2014 demandou urgente atenção política para questões de abastecimento e segurança hídrica. "Essa estiagem fez com que projetos na área se tornassem mais viáveis e, por isso, o Estado de São Paulo já estabeleceu uma Parceria Público-Privada para trazer água da bacia do rio Juquiá, a 80 quilômetros de distância da Região Metropolitana de São Paulo. Essa é a primeira PPP do tipo no Brasil. Agora estamos procurando outras parcerias de natureza similar", afirmou, frisando que é necessário esse tipo de engajamento dos setores público e privado para que a segurança hídrica brasileira seja aumentada.

O Fórum foi organizado em conjunto com a 7ª Semana Internacional de Água de Cingapura, o Encontro de Cidades Mundiais e a Cúpula do Meio Ambiente de Cingapura, e reuniu diversos líderes e especialistas para debates acerca da água e dos desafios ambientais, bem como as próximas oportunidades de negócios para abordar essas questões.
 
 
   
Mais notícias