quinta-feira, 14 de julho de 2016
 
 
Parque Ecológico do Tietê oferece programação especial de férias
 
 
 
 
O Núcleo Engenheiro Goulart (fotos 1 e 2) oferece passeios e pedalinhos, enquanto o Núcleo Vila Jacuí (fotos 3 e 4) foca em esportes e arte (Fotos: Divulgação/DAEE)
 
 
O Parque Ecológico do Tietê está com uma programação especial de férias e oferece uma série de atividades culturais, educacionais, recreativas, esportivas e de lazer gratuitas até 31 de julho. Diferentemente do período letivo, em que os frequentadores precisam agendar as atividades com antecedência, na programação especial de férias as inscrições podem ser feitas instantaneamente no parque, no mesmo dia do programa.
Administrado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão subordinado à Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Governo do Estado de São Paulo, o parque está subdividido em dois núcleos. A área total possui 14,1 milhões de metros quadrados, o equivalente a 5 Central Parks ou a 11 Ibirapueras.
O Núcleo Engenheiro Goulart conta com 3 quadras de futsal, 2 quadras poliesportivas, 5 campos de futebol society, 16 campos de futebol (4 internos e 12 externos), 1 campo de beisebol, conjunto aquático composto por 3 piscinas (adulto, juvenil e infantil), playground, academia, palco ao ar livre, teatro de arena, anfiteatro, 9 quiosques com churrasqueira e 12 churrasqueiras descobertas, lago com pedalinho e pedalão, passei de trenzinho e triciclos, restaurantes e lanchonetes. Além disso, o núcleo oferece pistas de bicicross e atletismo. São 9 km de trilhas, 14 km de ciclovia (na área externa do centro de lazer), além do aluguel de bicicletas. O núcleo também abriga o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), que trata de animais apreendidos e/ou resgatados pelos órgãos fiscalizadores.
O Núcleo Vila Jacuí conta com 2 campos de futebol, 3 quadras poliesportivas, 12 quiosques com churrasqueira, pistas de bicicross, skate e cooper, quadra para vôlei de praia, áreas de recreação, salão de festas, vestiários e equipamentos e centro de atividades para a terceira idade.
Confira a programação de férias.
Núcleo Engenheiro Goulart (Cangaíba)
- Passeio ambiental
O Centro de Educação Ambiental do parque preparou um roteiro especial que conta com visitas ao Viveiro de Mudas, à área de manejo de fauna e flora e às antigas instalações do porto de areia e olaria. A atividade dura cerca de uma hora e, durante o percurso, os participantes vão conhecendo a história do parque e vendo de perto os animais que o habitam. Os passeios acontecem de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 16h. Passeio orientado aos sábados e domingos, das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h.
- Cultura
As visitas à Oficina Cultural, ao Museu e à Biblioteca podem ser feitas de terça à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.
Serviço
Horário de funcionamento do núcleo: 8h às 17h – Entrada Gratuita. Estacionamento: 50 vagas no interior, próximo à administração do parque e 1.000 vagas no estacionamento externo. Telefone: (11) 2958-1477/1450/9035 (para agendamentos e informações). Endereço: Rua Guira Acangatara, 70. Atividades e equipamentos que precisam ser agendados: Programa de Educação Ambiental, visita monitorada ao Museu, quiosques grandes, quadras, campos de futebol, palco ao ar livre, anfiteatro e teatro de arena.
Como chegar
O acesso fica na Av. Dr. Assis Ribeiro, altura do nº 3.000. Indo de carro, entre no km 17 da rodovia Ayrton Senna, sentido SP/Rio. De Metrô, desembarque na estação Penha, pegue o ônibus Jardim Keralux e desça na entrada do parque. Pelo trem da CPTM, desembarque na estação Engenheiro Goulart, e siga caminhando até a entrada do parque.
Núcleo Vila Jacuí (São Miguel Paulista)
- Esportes radicais
A pista de skate e a de bicicross podem ser utilizadas de segunda a domingo, das 8h às 17h. Lembrando que, para a de bicicross, é obrigatório o uso de equipamento de segurança.
- Campos de futebol
O parque conta com um projeto que abrange crianças de 8 a 15 anos, de terça à sexta, das 8h30 às 15h30. Nos finais de semana, é necessário cadastramento e reserva antecipada na administração.
- Capoeira
Para quem quer aprender capoeira, as aulas com o grupo Clarão da Lua acontecem às terças, quintas e sábados, das 13h às 15h.
- Dança
O parque oferece aulas de samba rock todos os domingos, das 8h30 às 12h. Aulas de Zumba acontecem todo último domingo do mês, das 13h30 às 16h.
- Ginástica
Toda quarta-feira, das 7h30 às 9h, são feitas várias modalidades de atividades físicas. Não há a necessidade de inscrição, basta chegar e participar.
Serviço
Horário de funcionamento: 8h às 19h – Entrada gratuita. Estacionamento: 178 vagas. Telefone: (11) 2033-1940. Endereço: Rua Catléia, 911, União de Vila Nova. Atividades e equipamentos que precisam ser agendados: quiosques com churrasqueira, salões de festas e campos de futebol.
Como chegar
De carro, entre no km 23, da Rodovia Ayrton Senna, pista sentido Rio de Janeiro. De Metrô, desembarque na Estação Artur Alvim, pegue o ônibus 2702-10 - Vila Americana - desça na Av. São Miguel, altura do nº 9.000, siga até o acesso ao túnel da CPTM. Após passar pelo túnel já estará no parque. Pela CPTM, desembarque na Estação Ermelino Matarazzo, pegue o ônibus 2590-10 - União de Vila Nova e desça em frente ao parque.
Clique aqui para mais informações.
 
 
   
Mais notícias