sexta-feira, 10 de junho de 2016

CTUM discute segurança de barragens e priorização

A Câmara Técnica de Gestão de Usos Múltiplos de Recursos Hídricos (CTUM), do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH), realizou na sexta-feira, 10 de junho, sua primeira reunião do ano. Os representantes da Câmara discutiram sobre “segurança de barragens” – ações no âmbito do Sistema – “usos múltiplos e forma de priorização”.
Segundo a coordenadora da CT, Leila Gomes, os temas são demandas do próprio CRH. “Em relação à priorização, o tema surgiu em função da crise que tivemos em 2014, conflitos como hidrovia versus geração de energia, irrigante versus abastecimento público. Queremos elaborar uma proposta para levar ao CRH no sentindo que esta priorização não seja feita apenas numa lei geral, mas sejam levantadas outras questões de interesses do próprio estado, local e regional, que constem nos Planos de Bacias”, explicou Leila
Debate sobre segurança de barragens (Foto: Divulgação)

A coordenadora também destacou que outros assuntos serão tratados no segundo semestre. “Temos temas como mineração e desassoreamento, mas que serão tratados na próxima reunião”, disse. A próxima reunião está programada para julho, em data ainda a confirmar.