quarta-feira, 25 de maio de 2016

DAEE inicia desassoreamento da Lagoa do Taquaral, em Campinas

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) está investindo R$ 1 milhão no trabalho de limpeza e desassoreamento da Lagoa Isaura Teles Alves de Lima (Lagoa do Taquaral), em Campinas. Localizada no Parque Portugal, a Lagoa do Taquaral é um importante ponto turístico de Campinas, usado para recreação e lazer dos moradores da região e frequentadores do parque.

As máquinas vão remover cerca de 63 mil m³ de sedimentos do local depositado no fundo da lagoa. O volume foi calculado a partir de trabalho de batimetria na lagoa que identificou a existência de bancos de sedimento junto às saídas das galerias pluviais, formados ao longo dos anos.

Lagoa do Taquaraí começa a ser desassoreada pelo DAEE (Foto: Divulgação)

A retirada dos bancos de areia irá aumentar a capacidade da lagoa, responsável por auxiliar no combate às enchentes, já que retém a água das chuvas, que correm à jusante do Ribeirão Anhumas. O trabalho é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, que se responsabiliza pela deposição final dos sedimentos dragados, e deverá estar concluído dentro de 180 dias.