O Conselho Estadual de Saneamento (CONESAN) é um órgão de caráter consultivo e deliberativo, de nível estratégico para a definição e implementação da política de saneamento básico do Estado, com a organização, a composição e o funcionamento estabelecido pelos artigos 39 e 40, da Lei Complementar nº 1.025, de 7 de dezembro de 2007 e Decreto estadual nº 54.644 de 05 de agosto de 2009.
O CONESAN é composto por 33 membros, com direito a voto e são representados por Secretários de Estado e dirigentes de órgãos e entidades da administração direta e indireta, por Prefeitos e membros da Sociedade Civil. Os outros seis assentos, com direito apenas a voz, são ocupados por representantes do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública, de universidades públicas paulistas e pelo diretor-presidente da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo-ARSEP.
A presidência do Conselho fica a cargo do titular da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos-SSRH. Em 15/12/2015 ocorreu a 5ª Reunião Ordinária do Conselho, com deliberações do plenário para a indicação de representantes para o Conselho de Orientação do Saneamento Básico da ARSESP - Agencia Reguladora do Saneamento e Energia do Estado de São Paulo e sobre adoção de medidas regulatórias em situação crítica referente à crise hídrica. Em 2016 abrimos o processo eleitoral para renovação dos Conselheiros para o Biênio 2016/2018 e, daremos posse aos novos membros ao final primeiro semestre de 2016.